sábado, 17 de outubro de 2015

CRAS: PROMOVEU CURSO DE BORDADO EM FITAS E ABERTURA DO PRAGRAMA “ COM LICENÇA VOU À LUTA “



Na tarde deste sábado 17 de outubro, nas dependências do CRAS, aconteceu o encerramento do CURSO DE BORDADO EM FITAS, ministrado pela instrutora de Artes e Artesanato do SENAR- Mararanhão, Antonia Mesquita.
A oficina foi aberta a integrantes do PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família), e a toda comunidade e contou com doze (12) alunas, com a duração de 5 dias e uma carga horária de 40h.
O objetivo do curso foi promover o aprendizado de um novo tipo de bordado, agregando novas habilidades, proporcionando às cursistas momentos de convivência e socialização, através da interação na prática, valorizando a autoestima, a coordenação motora, psíquica, evidenciando possibilidades de renda extra àquelas que pretendem fazer desse aprendizado uma atividade laboral, comercializando o resultado de seus futuros trabalhos.

Em entrevista com a coordenadora do CRAS Socorrinha Monteles, a mesma nos falou que: “nesta oficina trabalhamos com bordado de fitas de cetim em toalhas, panos de prata e barras para almofadas. O trabalho foi interessante e bem aproveitado pelas participantes, a maioria demonstrou a aprendizagem das técnicas e se empenhou com seriedade, deixando fluir a imaginação e produzindo lindos bordados.”

Na oportunidade, foi dado a largado oficial do Programa “COM LICENÇA VOU À LUTA” .
O CRAS, por meio da Prefeitura Municipal de Anapurus e Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Maranhão(SENAR/MA) iniciou as atividades do Programa “Com licença vou à luta”, no município, neste sábado ( 17 ), com o objetivo de desenvolver o empreendedorismo das mulheres na gestão dos negócios. Vinte mulheres participarão dos encontros, que estão agendados para os dias 24 e 31 de outubro, 07, 14 e 21 de novembro nos turnos matutino e vespertino.
O programa foi criado com os objetivos de capacitar mulheres produtoras rurais, artesãs, sacoleiras, em fim, todas as mulheres que têm uma atividade de geração de renda, com enfoque no empreendedorismo e na liderança, elevar a autoestima das mulheres, para despertar o potencial pessoal e profissional, e proporcionar atividades que possibilitem a independência financeira, construindo a autoconfiança com reflexos na qualidade de vida. Além disso, contribui para o aumento da renda familiar com melhorias na eficiência da gestão.

A coordenadora de cursos do SENAR-MA, a Senhora Yolanda Batista explicou que o programa é composto por cinco módulos: empreendedorismo, gestão financeira, liderança, relações interpessoais e trabalho em equipe, conhecimentos sobre direito trabalhista e planejamento de negócio. “As participantes têm cinco semanas para elaborar um plano de negócio compatível com a realidade de cada localidade, para que possam implementá-lo ao final do programa”, observa.

Na abertura, o Secretário de Assistência, destacou o papel da mulher dentro do seio familiar. “A mulher cooperativista tem necessidades e está diariamente conduzindo ao lado de seus esposos e familiares os negócios. Estamos tendo a oportunidade de formar lideranças femininas dentro da cidade de Anapurus e as participantes deste programa já estão na luta diária de se manter na agricultura, no artesanato, na culinária, em fim, em todos os âmbitos de geração de uma nova renda e esperamos que todas possam obter conhecimento para gerir com ainda mais eficiência as futuras empresárias anapuruenses”, enfatizou Zominha.
Para participar, as mulheres devem ter a escolaridade mínima da 4ª série do ensino fundamental completo; saber as quatro operações aritméticas; ter idade acima de 16 anos e estar envolvidas com as atividades de geração de renda.
As mulheres interessadas em participar do Programa podem procurar o CRAS, de segunda a quarta feira, portando os seguintes documentos:
Xerox:
R.G, C.P.F, título de eleitora numero do NIS, comprovante de residencia. Outras informações pelo telefone 98 984919692.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Neste sábado tem a tradicional festa do mês de setembro no povoado Formiga em Anapurus.

É neste sábado dia 08 no povoado Formiga acontece a tradicional festa do mês de setembro,  com grandes atrações pra você.  A partir d...