sábado, 23 de abril de 2016

Começou o 25º encontrão das Santas Missões Populares


Diocese de Brejo, 22 de abril de 2016.
Teve inicio hoje, dia 22, o 25º Encontrão de Articuação das Santas Missões Populares e 12º Encontro de Formação Missionária, na Paróquia de São Bernardo, Anapurus (MA), diocese de Brejo.
Com o tema: "Santas Missões Populares e a Misericórdia na Missão de Jesus." e o lema: "Felizes os misericordiosos, porque encontrarão a misericórdia"(Mt 5,7). Estão presentes neste encontrão  representantes das dioceses de: Brejo, Balsas, Bacabal, Coroatá, Caxias, Viana e a arquidiocese de São Luis, cerca de 120 pessoas. 
O encontro iniciou-se com o Oficio Divino das Comunidades, pessoas das diversas dioceses fizeram a recordação da vida, relembrado alguns acontecimentos recentes da missão em suas respectivas comunidades, paróquias e dioceses. 
Dom Valdeci deu as boas-vindas aos missionários (as) e lembrou que estamos no tempo da ressureição, e que somos chamados a renovar a nossa fé, o nosso compromisso de uma Igreja Missionaria, de uma Igreja em saída, como nos diz o Papa Francisco. E que nas grandes semanas missionárias a diocese de Brejo já vivenciava o ano da misericórdia, nas visitas missionárias de casa em casa para ouvir, rezar, se alegrar e chorar juntos e viver a solidariedade. Por fim, pediu que Deus abençoe todos os missionários (as) que estão na cidade de Anapurus (MA), que Ele os ajude sempre mais, e a concretizar aquilo que propõe o tema deste encontro.
Estão presentes também neste encontro a equipe do COMIDI e COMIPA, além de representantes da Equipe Nacional das SMP, pe. Filgueira e pe. Crisantonio que serão os assessores deste encontrão. Para pe. Crisantonio o objetivo deste encontrão é fazer com que a nossa vida de missão nas dioceses sejam partilhadas as experiências, assim também como as angústias, as coisas difíceis que encontramos na missão, e que as vezes também, é o outro. E quando partilhamos aprendemos com o outro, aprendermos a superar as dificuldades e a mantém aquilo que esta dando certo na diocese, no caminho missionário nesta dinâmica das santas missões populares.
Padre Filgueira, dizia que neste encontro recordava o encontro de chapadinha no ano de 2012, do entusiasmo, do ardor do querido e saudoso pe. Neves. E agradeceu a acolhida do pe. Manoel e a paróquia de Anapurus, ao bispo dom Valdeci, este incansável pastor que ele teve o prazer de conhecer ainda como padre na paróquia de Arari, diocese de Coroatá aonde realizou encontro lá. Por fim, leu um trecho da carta do encontro que faz referência ao encontro nacional de formadores, com o pe. Mosconi, em Brasilia (DF) em janeiro deste ano. E que o tema faz parte da realidade que estamos vivendo, o ano da Misericórdia, e como objetivo neste encontro fazer a ligação entre Santas Missões Populares, Misericórdia e a Missão de Jesus Cristo.

Veja Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Neste sábado tem a tradicional festa do mês de setembro no povoado Formiga em Anapurus.

É neste sábado dia 08 no povoado Formiga acontece a tradicional festa do mês de setembro,  com grandes atrações pra você.  A partir d...