terça-feira, 29 de setembro de 2015

CRAS REALIZA CURSO DE ARTESANATO EM FIBRA DA BANANEIRA “GRUPO MULHERES DE FIBRA”


 Em parceria com o SENAR, por meio da Prefeitura Municipal de Anapurus, Secretaria de Assistência Social e CRAS, desenvolveram no período de 22 a 26 de setembro o Curso de ARTESANATO EM FIBRA DA BANANEIRA. O curso foi dividido em três momentos, o primeiro tratava-se do corte das bananeiras, o segundo,a extração da fibra da banana  e a terceira e ultima etapa, foi uma oficina para aprendizagem da confecção de peças com a Fibra, o curso aconteceu no CRAS e  contou como instrutora a Sra. Antônia Rodrigues, que atua com este tipo de artesanato há mais de 10 anos. O público alvo foram senhoras da comunidade anapuruense que se identificam com o trabalho artesanal.
O principal objetivo deste curso é fomentar técnicas de artesanato que visem a geração de renda familiar, proporcionando uma melhoria na qualidade de vida das famílias envolvidas, bem como incentivar a criação de um grupo de mulheres artesãs que através do artesanato possam cultivar e disseminar a cultural local.

O Secretário de Assistência Social, Manoel Francisco Monteles Neto
 ( Zominha ), esteve presente no encerramento do curso, onde o mesmo trouxe a mensagem da Prefeita Tina Monteles, manifestando em seu discurso o apreço pelas peças e técnicas desenvolvidas, afirmando que a ADMINISTRAÇÃO GOVERNO DE TODOS não mede esforços para trazer ao município cursos que venham a desenvolver e qualificar a população anapuruense, propiciando um aumento na geração de renda e também no desenvolvimento socioeconômico do município.
A coordenadora do CRAS Sra. Socorrinha Monteles, usou de suas palavra para agradecer a Deus, a administração e a todas as novas artesãs anapuruenses, que incansavelmente estiveram frequentes durante todo o curso, no fim de suas palavras a coordenadora ressaltou que todas estas peças aqui confeccionadas , assim como dos demais cursos já desenvolvidos no CRAS, serão expostos durante as festividades de aniversário da cidade.

Aos que se interessarem por encomendas nesse sentido, favor procurar o CRAS, pois lá encontra-se todas as informações do GRUPO “ MULHERES DE FIBRA “

Abaixo postamos algumas fotos desde o corte da bananeira até a produção dos artesanatos e encerramento do curso:


Segundo momento,  extração da fibra da bananeira.



Terceiro momento,  elaboração das peças artesanais.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Neste sábado tem a tradicional festa do mês de setembro no povoado Formiga em Anapurus.

É neste sábado dia 08 no povoado Formiga acontece a tradicional festa do mês de setembro,  com grandes atrações pra você.  A partir d...