quarta-feira, 24 de abril de 2013

José Sarney completa 83 anos e se mantém ativo no cenário político

Hoje, o senador José Sarney (PMDB) completa 83 anos. Nascido em 24 de abril de 1930, em Pinheiro, baixada maranhense, no mesmo ano em que o presidente maranhense ocupou a presidência da República por 11 dias, Augusto Fragoso, chefe da Junta Governativa Provisória (24 de outubro a 3 de novembro de 1930).
 
José Sarney obteve grande destaque ao longo da vida também na literatura, autor de livros premiados e traduzidos em diversas línguas (ARQUIVO PESSOAL)
José Sarney obteve grande destaque ao longo da vida também na literatura, autor de livros premiados e traduzidos em diversas línguas
 
 
Foi batizado por José Ribamar Ferreira, mas popularmente conhecido como José “do Sarney”, por ser filho de Sarney de Araújo Costa, maranhense e promotor de justiça. É conhecida sua ligação afetiva com a mãe, a pernambucana Dona Kyola. Aos 4 anos mudou-se com a família para o município de São Bento e aos 12 seguiu com o irmão Evandro para cursar o antigo ginasial em São Luís.

A militância política no movimento estudantil do Liceu Maranhense, chegando a ser detido aos 15 anos, em 1945, durante um evento no Teatro Arthur Azevedo, ao protestar contra a ditadura Vargas. Na época, o interventor, indicado pelo presidente era Paulo Ramos que estava no local. Fez parte ainda da União Maranhense dos Estudantes (UME), quando estudava Direito. Em 1954 ficou na suplência em disputa a vaga na Câmara Federal pelo PSD, assumindo em curtos períodos.

Em 1958 pela UDN conseguiu sua primeira vitória eleitoral, sendo deputado federal pelo Maranhão e conseguindo reeleição em 1962. Em 1965, em meio ao regime ditatorial, Sarney venceu as eleições com a coligação UDN e Partido Social Progressista (PSP), contra Costa Rodrigues (PDC), que contava na época com o apoio de Newton Belo e o “Vitorinismo”, que na ocasião representava as oligarquias tradicionais.

Em 1970, antes do fim do mandato, Sarney deixou o governo para disputar o Senado. O fato marca o início da oposição ao que fica conhecido como sarneismo, já que 48 horas após receber o cargo em maio de 1970, Antônio Dino rompe com Sarney. Em 1971 foi presidente do Instituto de Pesquisa e Assessoria do Congresso (IPEAC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Neste sábado tem a tradicional festa do mês de setembro no povoado Formiga em Anapurus.

É neste sábado dia 08 no povoado Formiga acontece a tradicional festa do mês de setembro,  com grandes atrações pra você.  A partir d...