Dentro da agenda da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, a Secretaria Municipal da Mulher iniciou na tarde de ontem (04), uma série de atividades visando sensibilizar a sociedade com o tema. A Campanha 16 Dias de Ativismo, foi realizada no Complexo Educacional Paulino Francisco Monteles, o tema foi: O Fim da Violência Contra a Mulher.
A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma mobilização anual, praticada simultaneamente por diversos setores da sociedade civil e poder público engajados nesse enfrentamento. Desde sua primeira edição, em 1991, já conquistou a adesão de cerca de 160 países. Mundialmente, a Campanha se inicia em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e vai até 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo 06 de dezembro, que é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. No Brasil, a Campanha acontece desde 2003 e, para destacar a dupla discriminação vivida pelas mulheres negras, às atividades aqui começam em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.
“Sensibilizar, discutir e debater o tema violência contra a mulher é sempre necessário em todo o tempo. Nesses dias da campanha vamos intensificar isso e ainda ampliar nossas ações para pulverizar ainda mais essas informações, como por exemplo, que temos Secretaria Municipal, e Estadual, na Capital, e o disque 180 como instrumentos a serviço das mulheres vítimas de violência”, destacou a Secretária. E ressaltou que muitas mulheres ainda sofrem violências caladas com medo de represálias, e que a Secretaria da Mulher existe é atuante e que está de portas abertas para orientá-las e dar total apoio.
A Secretária da Mulher, Maria de Fátima, agradeceu a oportunidade de poder passar mais informações sobre os diretos da mulher e distribuiu a cartilha da Lei Maria da Penha e panfletos informativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário