quinta-feira, 31 de março de 2016

SCFV DO BAIRRO AEROPORTO ESTA ENGAJADO NO COMBATE AO AEDES AEGYPTI


A Prefeitura de Anapurus, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania e o Serviço de Convivência e de Fortalecimento de Vínculos do bairro Aeroporto realizou, nesta quinta (10), uma atividade com os grupos de 04 a 08 anos e 09 a 12 anos da manhã e da tarde que buscou conscientizar, formar multiplicadores, e mostrar algumas ações para acabar com os focos do mosquito Aedes Aegypti. 

As facilitadoras, Raissa Sousa e Magnólia Silva, explicaram a importância do combate ao mosquito transmissor da DengueChikungunya e do perigosoZika Vírus. 


Para a prefeita municipal, Tina Monteles, diversas ações práticas e de conscientização para combater a proliferação do mosquito estão sendo realizadas juntamente com a população.  “Temos que mobilizar toda a sociedade para atuarem no combate ao Aedes aegypti e combater dia a dia os focos de larvas do inseto para diminuir as chances do surgimento de novos casos de doenças transmitidas pelo causador da dengue”, ressaltou a prefeita. 

“Assim como acontece com as lições sobre inclusão social, quebra de preconceitos e as demais informações sobre os Direitos Humanos que são repassadas, todos os dias, dentro da nossa unidade, continuamos formando multiplicadores de lições sociais, só que desta vez com a atenção à saúde. O que nós queremos é que esses jovens apliquem, dentro de casa, todos os cuidados repassados nas nossas oficinas e evitem a proliferação do Aedes”, disseCynthia Monteles, coordenadora do SCFV do bairro Aeroporto. 
FONTE: ASCOM

Saiba como se prevenir
Segundo o Ministério da Saúde, a transmissão das doenças pelo mosquito se intensifica no verão, tornando a prevenção ainda mais importante nesses meses. Pesquisas indicam que os grandes reservatórios de água limpa e parada, como caixas d´água, galões e tonéis, são criadouros ideais para a proliferação do mosquito, mas os pequenos recipientes também merecem atenção especial da população. Vasos de plantas, calhas entupidas, lixo a céu aberto, bandejas de ar-condicionado - todos são locais propícios à acumulação de água e ao aparecimento das larvas. Em condições ambientais favoráveis como essas, o desenvolvimento do mosquito leva em média cinco dias. Cada fêmea pode dar origem a 1.500 novos mosquitos.

Veja o que pode ser feito para combater os focos do mosquito:
  • Mantenha a caixa d´água, tanques e recipientes diversos bem tampados;
  • Lave semanalmente por dentro, com escova e sabão, os recipientes utilizados para armazenar água;
  • Não deixe água acumular na laje, varanda, etc;
  • Mantenha as calhas limpas, sem folhas ou galhos que possam impedir a passagem da água;
  • Coloque o lixo em sacos plásticos bem fechados e deixe fora do alcance de animais;
  • Vire as garrafas de boca para baixo pra não acumular água;
  • Pratos de plantas devem ser cheios de areia até a borda, ou lavados com escova semanalmente.




Anapuruense se destaca em casa do artesanato em Chapadinha.



Na manhã desta segunda feira (28) de março,  foi inaugurado em Chapadinha a Casa do Artesão, onde estiveram vários artesãos mostrando sua arte aos presentes.

Dentre estes o Anapuruense Fernando Agnaldo dos Santos conhecido por todos como (vei), foi um dos principais destaques do evento, mostrando seus trabalhos e sendo elogiado por todos.

"Em primeiro lugar quero agradecer a Deus e também a prefeita de Chapadinha pela a inauguração desse belíssimo espaço, onde aqui está sendo realizado um sonho não só para mim mais também para todos os artesãos da região" destacou Fernando Agnaldo dos Santos.

A Casa do Artesão fica localizada em Chapadinha próximo ao banco do Brasil entrando no restaurante popular.


quarta-feira, 30 de março de 2016

Em Anapurus, Polícia Militar apreende duas motocicletas irregulares.


Motocicleta apreendida
Na tarde desta segunda (28/03/2016), foi realizada uma barreira de fiscalização de trânsito na Cidade de Anapurus para disciplinar o tráfego de veículos, onde foram abordados condutores e passageiros, alem de cargas, com objetivo de coibir irregularidades como excesso de velocidade e embriaguez ao volante.

O objetivo maior da blitz é diminuir os crimes de furtos e roubos de veículos, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, dentre outros crimes.
  

Durante a barreira foram recolhidos vários veículos irregulares para o pátio da Delegacia, dentre eles três motocicletas adulteradas com chassi raspado.

Por Foguinho

Os parabéns de hoje vai para Tina Monteles, prefeita de Anapurus.



Os parabéns de hoje, vai para a Prefeita de Anapurus, Tina Monteles, que está comemorando mais uma passagem do seu aniversário.

Parabéns prefeita, que Deus lhe ilumine e lhe proteja.

terça-feira, 29 de março de 2016

LOUCURA: Em Santa Quitéria/MA dois morrem após consumir cachaça com veneno de cobra cascavel

Um misto de loucura e fatalidade chocou o município de Santa Quitéria/MA, a pouco mais de 100 Km de Chapadinha, na tarde dessa terça-feira, 29. Dois homens que até o momento não foram identificados por nossa reportagem, morreram após consumir cachaça, supostamente contaminada por veneno de cobra cascavel e anda extratos de maconha (folhas e sementes).  

A fatalidade teria ocorrido por volta das 16:30h, nas proximidades do povoado Roça Velha, zona rural do município. As vítimas, que seriam amigos, com idade entre 30 e 40 anos, decidiram provar de uma garrafa de cachaça que continha dentro uma cobra cascavel em conserva. 

Segundos após consumir a bebida um deles caiu ao chão e logo perdeu os sinais vitais, vindo a morrer ali mesmo no local. O outro teria sido levado as pressas ao hospital do município, mas acabou morrendo minutos após chegar a unidade. 

Nesse momento estamos buscando imagens e mais informações do ocorrido com nossas fontes. 

Há qualquer momento novas informações dessa chocante e excêntrica fatalidade. 

Por Antenor Ferreira

Alunos e funcionários da Escola Deputado Júlio Monteles ameaçam fazer protesto

Os alunos do Centro de Ensino Deputado Júlio Pires Monteles estão sem aula por tempo indeterminado, o órgão público fechou as portas por falta de pagamento de energia elétrica, como havíamos publicado.




Há meses estavam sendo cobradas as contas de água, o estabelecimento que funciona ou funcionava as aulas é um prédio que também está com acúmulos de conta a serem pagas devido o mesmo estar alugado.

Contudo, o motivo dessa paralisação se dar pela falta de comprometimento e responsabilidade do Governo do Estado que não está arcando com as despesas administrativas da escola, a mesma se encontra sem prédio fixo. 


A antiga escola que entrou em reforma desde 2014, teria o prazo de 8 meses para ser entregue, mas ate agora nada foi feito. Assim, os alunos, do ensino médio estão sendo encaminhados de um lugar para outro, (prédios alugados), por estarem sem um ambiente escolar fixo.

Desde então, o Estado não se pronunciou sobre a possibilidade de devolver aos alunos o prédio fixo que está em obra paralisada ou, ao menos pagar o que deve ser pago aos donos dos prédios aonde funciona provisoriamente as aulas da instituição.

A escola permanece sem aula e em estado de emergência.

Se o problema permanecer até nesta quarta-feira (30), os alunos afirmam que irão fazer um protesto juntamente com os professores e funcionários fechando a BR  222.






Por Ravel Reis

URGENTE! Uma morte e pelo menos 5 feridos em Tiroteio na praça do Povo durante festa do aniversario de Chapadinha


Urgente! O blog acaba de ser informado que houve tiroteio na Praça do Povo durante apresentação de festa que comemora o aniversário da cidade.

De acordo com as primeiras informações houve pelo menos 5 tiros, uma pessoa morta, e 5 cinco feridas.
Uma mulher ainda não identificada está em estado grave e será transferida para São Luis.
  
A vitimas fatal seria um jovem de apenas 18 anos, identificado por "Tiaguinho" do  do Bairro Recanto dos Pássaros.  

Aguarde mais detalhes, o blog está apurando todo o corrido. 

Ainda não se sabe qual foi o real motivo do tiroteio que resultou em tamanha tragédia.
Corpo da Vítima fatal no HAPA.
Primeiras imagens que chegaram ao blog via whatsapp 
Vitima recebe atendimento na praça do Povo, minutos após o tiroteio. 

segunda-feira, 28 de março de 2016

Jovens de Chapadinha são presos com arma de fogo em Anapurus.


Arma de fogo  (revolver)
Na noite desta quinta-feira (23/03/2016), por volta das 20:30 horas, a guarnição de serviço durante policiamento pela cidade de Anapurus, recebeu informação anônima de que os indivíduos Cijairo Martins Carvalho, 26 anos e Igor Vinicius Silva Santos, 18 anos, estavam em atitude suspeita, ambos residentes no bairro novo Castelo, Chapadinha, a guarnição deslocou-se ao local para averiguar a denúncia, onde foi localizados os mesmos, momento em que ao fazer uma busca pessoal foi encontrada uma arma de fogo em poder de Igor, sendo dado voz de prisão pelo porte ilegal de arma de fogo e encaminhado, juntamente com Cijairo, à Delegacia para as medidas cabíveis. 

Material apreendido:

01 (um) revólver calibre .38; 
03 (três) munições intactas.

Por Foguinho

Idoso é preso com drogas e armas na zona rural de São Benedito do Rio Preto




Uma operação realizada no último sábado, 26, pela Polícia Militar na cidade de São Benedito do Rio Preto, culminou com a prisão de Francisco dos Santas de 68 anos.

Francisco foi preso na localidade Santo Antônio, com ele a PM encontrou uma espingarda bate bucha, 03 facão, 02 celulares, 9 porções de maconha e mais de 06 mil reais em dinheiro.

Polícia Militar recupera duas motocicletas roubadas em Chapadinha.

Bairro Aldeia.

Na noite desta sexta-feira (18/03/2016) a guarnição de serviço no patrulhamento de rotina no bairro Aldeia, apreendeu mais uma motocicleta roubada.

Motocicleta apreendida

Durante o policiamento pela cidade, a guarnição se deparou com um indivíduo menor de 15 anos de idade que trafegava em uma motocicleta yamaha de cor preta, chassi 9C6KE1220A0101143, em atitude suspeita, foi feita uma busca pessoal e o levantamento do veículo. A guarnição, após a consulta da placa pelo Sistema Nacional de Informação de Segurança Pública (SINESP), constatou que o referido veículo se tratava de produto de roubo.

O menor foi encaminhado juntamente com a motocicleta apreendida para a delegacia para as medidas cabíveis.

Bairro Areal 
Motocicleta apreendida
Na noite deste sexta-feira (18/03/2016), por volta das 19:00 horas, a guarnição recebeu uma informação anônima via celular que estava circulando uma motocicleta fan suspeita de roubo. Após a guarnição localizar a motocicleta, a proprietária apresentou uma nota fiscal que aparentava falsa, que a guarnição conduziu a delegacia a proprietária, o veículo juntamente com a nota fiscal para fazer um levantamento mais minucioso, que após pesquisa foi constatado que a  nota fiscal era falsa e a motocicleta era produto de furto.

Que ambos foram apresentados ao delegado de policia civil para as providências legais.

Por foguinho

quarta-feira, 23 de março de 2016

Prefeita Tina Monteles mantém a tradição na distribuição de cestas básicas na Semana Santa





A Prefeitura Municipal de Anapurus, através da secretaria da Assistência Social distribuiu na manhã da quarta-feira santa (23), 1.000 cestas básicas que foram entregues para as famílias carentes do município. A distribuição aconteceu no Serviço de Convivência do bairro Aeroporto. O objetivo foi proporcionar a estas famílias a oportunidade de comemorar esse momento com mais dignidade. 



De acordo com o secretário municipal da Assistência Social, Zominha, a entrega das cestas básicas, durante o período da Semana Santa, é uma tradição que a prefeita Tina Monteles faz questão de manter. “Os mais carentes de Anapurus poderão desfrutar de um momento em família com a mesa farta e isso é o mínimo que podemos oferecer a essa parcela da população”, explicou o secretário. 


A prefeita fez questão de entregar cesta por cesta. “A nossa alegria é ver o sorriso do mais simples. A páscoa representa vida nova, é a alegria pela ressurreição de Jesus. Queremos fazer parte da alegria do nosso povo”, ressaltou a prefeita. 


As cestas possuem diversos itens e foram adquiridas com recursos próprios do município. As famílias beneficiadas são de baixa renda e estão inscritas em programas sociais desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social.








terça-feira, 22 de março de 2016

Anapurus - Prefeitura Decreta recesso sem prejuízo dos servidores essenciais


O município de Anapurus, por meio da Prefeita Tina Monteles, decretou no fim desta tarde, recesso das atividades funcionais, nos dias 23 e 24 de março de 2016 para os órgãos da administração pública direta e indireta municipal, com exceção dos serviços essenciais da Secretaria de Saúde (Hospital Municipal e Centro de Saúde), Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Urbanismo (Limpeza e Iluminação Pública), e da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Departamento de Contabilidade).


FONTE: ASCOM

Prefeitura municipal de Anapurus e C. E. Deputado Júlio Pires Monteles irão fazer mutirão contra mosquito Aedes Aegypti.

A escola C. E. Deputado Júlio Pires Monteles, com apoio da prefeitura municipal de Anapurus, anunciou que fará um  mutirão de combate ao mosquito aedes aegypti nesta quarta feira (23).

Durante a ação prevista para começar às 7h, os alunos e agentes municipais, irão conscientizar a população sobre as formas de prevenção ao mosquito.

Além da orientação também serão recolhidos materiais que podem servir de criadoros para o mosquito, como latas, pneus e garrafas pet, por exemplo.

População lincha homem acusado de degolar e matar casal na zona rural de Santa-Quitéria.


O suspeito de homicídio Jonatan Silva Oliveira, vulgo "lápis" ou "jhony" ou "maluco" foi linchado por volta das 16h desta segunda-feira, 21, no povoado Cocal, zona rural de Santa-Quitéria.

Informações da PM repassada ao blog, Jhony teria fugido ainda na noite de sábado, 19, após cometer o crime, que tirou a vida do casal Leonildo e Nilza. O homicida “Jhony” teria usado um faca e degolado os dois.

Os moradores ficaram revoltados com o crime e começaram a perseguir “Jhony” que o agarraram na tarde desta segunda-feira, 21, e o levaram no mesmo local do crime, onde ele foi linchado pela população do povoado. A Polícia Civil foi acionada para o reconhecimento do corpo de Jhony.

Por Foguinho

Neste sábado tem a tradicional festa do mês de setembro no povoado Formiga em Anapurus.

É neste sábado dia 08 no povoado Formiga acontece a tradicional festa do mês de setembro,  com grandes atrações pra você.  A partir d...